Proposta de redação – Entrevista


Para esta atividade, você deverá gravar uma conversa (pode ser entre seus colegas, seus familiares, uma mesa-redonda, entrevista - nesse caso, você pode ser o entrevistador ou gravar do rádio ou da televisão).

Em seguida, faça a transcrição literal da entrevista e analise os turnos de fala, palavras empregadas para "roubar" o turno de fala, marcas de oralidade, frases quebradas, incompletas. Mãos à obra.

"Na volta do cemitério, vovô subiu uma última vez ao sótão, só o tempo de retirar uma caixa de sapatos que, ao descer, entregou a mamãe com algumas palavras de explicação. [...]
Dentro havia fotografias, cartões-postais, cartas, um broche e dois cadernos. A letra do mais estragado deles, caprichada no começo, ia piorando à medida que se viravam as páginas, até ficar no fim quase ilegível, algumas notas arremessadas que se diluíam no branco das últimas folhas virgens."

ROUAUD, Jean. Os campos de honra.

O fragmento transcrito é parte da história de uma família contada por um narrador que "vasculha a memória, buscando, encontrar um sentido para a existência e decifrar um enigma cuja chave pode simplesmente estar guardada numa caixa escondida no sótão".

contratação

Instruções gerais

  • Sua narrativa deverá ser em primeira pessoa.
  • O episódio narrado deverá estar centrado em pelo menos um dos objetos guardados na caixa de sapatos (fotografias, cartões-postais, cartas, um broche, dois cadernos).
  • Sua narração deverá apresentar trecho (s) em discurso direto e trecho(s) em discurso indireto.
  • Procure dar voz aos personagens ou, por meio de citações, a pessoas da família que não participam diretamente das ações.
  • Crie passagens com estrutura do discurso direto, outras com estrutura de discurso indireto e discurso indireto livre.

Nenhum comentário :

Postar um comentário