Exercício com gabarito comentado – Curso Online


miniatura-acabe com suas dificuldades ortográficasEste é um exemplo de exercício que tenho publicado lá na plataforma do curso Português Pra Passar. mais que simplesmente apresentar as questões e suas respectivas alternativas, tenho elaborado e formatado algumas respostas que ajudarão aqueles que não querem simplesmente saber qual é a alternativa correta, mas também saber o porquê da escola. dessa forma, ao final dos exercícios o aluno sempre encontrará ao comentário dos mesmos. No curso, além dos exercícios como estes e divididos por nível de dificuldade, há todo um conteúdo teórico e prático sobre Literatura e redação. Este módulo, o de Redação, é um curso à parte. tudo que você precisa saber para entender como é feito um texto nota 1000 no Enem está lá. Caso queira conhecer ao conteúdo do curso, acesse a página clicando no botão abaixo.

cta-acesso-gabarito-facebook

Exercício de interpretação comentado

Os animais que eu treino não são obrigados a fazer o que vai contra a natureza deles.

(Gilberto Miranda, na Folha de São Paulo, 23/2/96)

1) O sentimento que melhor define a posição do autor perante os animais é:

a) fé
b) respeito
c) solidariedade
d) amor
e) tolerância

2) O autor do texto é:

a) um treinador atento
b) um adestrador frio
c) um treinador qualificado
d) um adestrador consciente
e) um adestrador filantropo

3) Segundo o texto, os animais:

a) são obrigados a todo tipo de treinamento.
b) fazem o que não lhes permite a natureza.
c) não fazem o que lhes permite a natureza.
d) não são objeto de qualquer preocupação para o autor.
e) são treinados dentro de determinados limites.

Gabarito dos exercícios

1) Letra b

O autor demonstra respeito pelos animais, no momento em que não os força a fazer coisas para as quais sua natureza não está preparada. Ou seja, ele respeita os limites de cada um. Não se trata necessariamente de amor ou solidariedade, como alguns podem pensar. Pode-se respeitar sem que haja amor, no mais profundo sentido do termo. A solidariedade é uma atitude de apoio àquelas pessoas que se encontram em dificuldades de qualquer espécie. e tolerância seriam escolhas absolutamente inadequadas.

2) Letra d

Se o autor fosse um adestrador frio, não hesitaria em forçar os animais. Treinador qualificado não serve como resposta, pois nada garante no texto que ele seja muito bom adestrador. Ele poderia respeitar os animais e não saber treiná-los devidamente. Adestrador filantropo é absurdo. Filantropia é caridade, ajuda incondicional aos necessitados do corpo ou do espírito. Talvez haja dúvidas entre as letras a (treinador atento) e d (adestrador consciente). Fica melhor a letra d, por duas razões: adestrador é termo adequado, por se tratar de treinamento de animais; consciente diz mais do que atento, pois o autor está consciente das limitações dos animais.

3) Letra e

As duas primeiras opções dizem a mesma coisa e indicam o oposto do que o texto nos apresenta. A letra c não tem sentido algum, pois, se a natureza permitisse, o adestrador poderia tentar normalmente. A letra d dispensa comentários, em face do seu absurdo. A resposta só pode ser a letra e, pois fala do respeito que o autor tem pelos limites de seus animais.

Nenhum comentário :

Postar um comentário