Redação sobre drama dos refugiados


Todos estamos acompanhando o drama dos refugiados da guerra. Se agora são os sírios, antes eram os albaneses e noutros tempos, outros povos. O fato é que a história se repete e não sabemos bem como lidar com tudo isso. Pensando nisso e na possibilidade disso vir a ser tema de redação nos vestibulares deste ano é que trago uma proposta para você treinar. Você poderá encontrar outros temas na seção de proposta de redação no meu curso de Português.

Redação sobre o drama dos refugiados

13fev2015---albanesa-amamenta-bebe-enquanto-ela-e-outros-refugiados-caminham-por-regiao-montanhosa-em-direcao-a-macedonia-nesta-foto-de-arquivo-de-30-de-marco-de-1999-mais-de-2000-refugiados-pela-1423838771881_956x500

Observe a foto acima, em que uma refugiada albanesa, com o filho no colo, caminha aguardando a liberação para atravessar a fronteira.

Imagine que você seja um repórter e tenha de escrever um texto para uma revista, retratando as reações das pessoas aos problemas causados pela guerra.

Observe bem a expressão das pessoas na foto e descreva as emoções que podem estar sentindo.

Faça uma descrição objetiva.

Uma sugestão para trabalhar em sala de aula é pedir que os alunos troquem de texto com um(a) colega. Peça que verifiquem se as emoções descritas parecem coerentes com o contexto e com a foto e se a descrição feita é objetiva.

Após isso, instrua para que façam oralmente para o colega os comentários e as sugestões que acharem necessários.

Nenhum comentário :

Postar um comentário