Proposta de redação - Geração que não lê


imagem-Proposta de redação - Geração que não lêEsta é mais uma proposta de redação interessante para ser desenvolvida no Ensino Médio e pré-vestibular. Este período de preparação para o Enem 2016 é crucial para quem pretende estudar numa universidade pública. isso porque muitas usam a nota do Enem como critério de classificação para o ingresso de estudantes. É bom entender também que este exame tem suas peculiaridades como, por exemplo, a prova de redação. Recomendo ainda que você veja meu artigo sobre o tema de redação do Enem. Lá você verá todas as características da prova e ainda poderá ver muitas imagens que servem para treinar a leitura de imagens para a prova de redação do Enem e de concursos públicos.
Guia do participante do Enem
 

Tema de redação do vestibular da UFRJ

Bem, trago abaixo o tema solicitado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e difere um pouco do gênero pedido na proposta anterior que postamos aqui. A proposta versa sobre a falta de hábito de leitura dos jovens; esse tema tem sido recorrente nos exames vestibulares, manifestando a preocupação dos cursos superiores com as condições em que se apresentam seus alunos.
O cartum, adaptado de Jules Feiffer, traz o tema desta redação: 

imagem-geração-que-não-lêProposta de redação dissertativa da UFRJ.

Tema: Que geração é esta, que não lê e disto nem se envergonha? 

Suponha que um jornalista está realizando uma pesquisa sobre "os valores cultivados por sua geração" e lhe faz a pergunta-tema, cuja resposta será publicada numa revista de circulação semanal. Procure responder por meio de um texto opinativo de vinte a trinta linhas, mostrando seu posicionamento sobre o papel da leitura aqui e agora. Antes de redigir, selecione alguns argumentos e procure ser bastante convincente.



Nenhum comentário :

Postar um comentário