Coesão textual – 3 exercícios práticos


Coesão textual é uma característica do texto que deve ser privilegiada por influenciar demais na maneira como o mesmo será escrito. Muitos são os textos com os quais temos contato no dia dia em que podemos ver as múltiplas interpretações, mas isso nem sempre é desejável. Num texto de humor, por exemplo, a ambiguidade procedente da falta de coesão ou a ausência de clareza nas palavras, o autor pode cometer o erro de não buscar o entendimento do que foi escrito. Veja, neste artigo, 3 exercícios de interpretação com ênfase na coesão e coerência textual.

Guia do participante do Enem

Exercícios de coesão textual

01. Aponte a(s) incoerência (s) nos trechos abaixo. Planeje sua resposta.

“Havia um menino muito magro que vendia amendoins numa esquina de uma das avenidas de São Paulo. Ele era tão fraquinho, que mal podia carregar a cesta em que estavam os pacotinhos de amendoim. Um dia, na esquina em que ficava, um motorista, que vinha em alta velocidade, perdeu a direção. O carro capotou e ficou de rodas para o ar. O menino não pensou duas vezes. Correu para o carro e tirou de lá o motorista, que era um homem corpulento. Carregou-o até a calçada, parou um carro e levou o homem para o hospital. Assim salvou-lhe a vida.”

02. Rememorando o papel de sua geração, dizia o artista: "Nós não estávamos apenas na exposição; nós éramos a exposição.

Alterando-se a ordem das palavras, a frase do artista NÃO tem seu sentido alterado em:

( ) "Apenas, nós não estávamos na exposição; nós éramos a exposição."
( ) "Nós não estávamos; apenas na exposição nós éramos a exposição."
( ) "Nós não estávamos na exposição apenas nós; éramos a exposição."
( ) "Nós não apenas estávamos na exposição; nós éramos a exposição."
( ) "Nós não estávamos na exposição; nós éramos apenas a exposição."

03. "Se, como diz o ditado, ter um é pouco e dois é que seria o bom, quando se trata do Trio Beaux Arts, os três são demais. No melhor sentido da palavra." (O Estado de S. Paulo, 12/4/96, D4)

a) Qual é "o melhor sentido da palavra" a que o autor se refere? Explique de forma coesa e coerente.

Caso queira deixar suas sugestões de resposta nos comentários, será bem legal. Você pode também solicitar o gabarito entrando em nosso grupo de Português no Facebook.

Nenhum comentário :

Postar um comentário